Laboratório do Inmetro é montado na sede do Ibametro em Salvador

Foto Divulgação/

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) recebeu recentemente o Laboratório Móvel Rastreável do Inmetro, uma iniciativa que visa calibrar e certificar os pesos de 200 kg e 500 kg utilizados nos caminhões de fiscalização de balanças rodoviárias de cargas no estado da Bahia.

Segundo o técnico de metrologia do Inmetro, Edvaldo Mello, o equipamento passa por um rigoroso tratamento, incluindo leitura de temperatura, umidade e peso, para garantir a confiabilidade e a precisão das medições. Essa certificação, concedida pelo Inmetro, possui uma validade de 2 anos, assegurando a qualidade das operações de fiscalização no estado.

O Laboratório Rastreável do Inmetro tem como objetivo percorrer todo o Brasil, sendo que neste ano, a Bahia é a primeira a receber a operação. A ação acontece até o dia 21 de agosto, na sede do IBAMETRO-BA, localizada em Simões Filho.

 

Os pesos são essenciais para verificar e fiscalizar as balanças utilizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) durante a fiscalização de caminhões que transportam grandes cargas pelas estradas do estado, assim como todas as balanças utilizadas para pesagem de caminhões e grandes cargas que operam no setor privado em diferentes ramos de atividade. O processo busca garantir a exatidão nas pesagens, contribuindo para a segurança e qualidade das atividades relacionadas ao transporte de cargas e à preservação da vida e do pavimento nas estradas.

O Diretor-geral do IBAMETRO, Thales Dourado, destaca a importância dessa certificação na busca contínua da excelência nos serviços prestados pelo instituto. Além disso, a regulação do mercado por meio de padrões e certificações é essencial para promover a equidade e confiança entre os envolvidos, garantindo a integridade e justiça nas transações comerciais.

Foto Divulgação

O Ibametro é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e atua como órgão delegado do Inmetro na Bahia. Sua missão é promover a confiabilidade das medições, a qualidade dos produtos e a proteção dos consumidores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. O instituto reforça seu compromisso em orientar os estabelecimentos e proteger os consumidores, contribuindo para o crescimento do mercado nacional.

 

Postagens Relacionadas

Leave a Comment